Visita do prefeito Julio Lossio repercute em Portugal

O site municipal de Évora, Portugal, publicou no ultima segunda-feira (16) a presença do prefeito de Petrolina, Julio Lossio. De acordo com a postagem, o presidente da Câmara de Évora, José Ernesto de Oliveira, recebeu recentemente a visita do Prefeito de Petrolina, Júlio Lossio de Macedo, que veio apresentar cumprimentos ao autarca eborense, e por essa via a toda a cidade, tendo aproveitado também para dar a conhecer o Programa Nova Semente, do qual é o criador e implementador.

“Petrolina é uma cidade do nordeste brasileiro, que tem, como Évora para o Alentejo, uma função central em relação a todo o nordeste brasileiro e com esta visita surge a possibilidade de um conhecimento mais aprofundado entre as duas cidades”, explicou José Ernesto d’ Oliveira após a receção, considerando ter sido esta uma “ocasião para mostrar alguns aspetos fundamentais da nossa vida social, económica e cultural”, esperando que deste encontro “possam nascer oportunidades de cooperação e desenvolvimento”.

A apresentação do programa municipal Nova Semente – centrado na criação de uma vasta rede de creches que dão apoio educativo e social às famílias mais carenciadas – teve lugar num workshop intitulado “Cidades Educadoras – Habitar o Espaço Público”, que decorreu no mesmo dia, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Este workshop, que teve o patrocínio da autarquia eborense, proporcionou uma troca de experiências entre ambas as cidades educadoras. Inseriu-se no âmbito de um protocolo estabelecido entre a Universidade de Évora e a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE (Pernambuco – Brasil) e na sequência da visita do Prefeito Municipal de Petrolina a Évora, onde contatou com quatro dos seus concidadãos que estão a realizar o doutoramento na Universidade de Évora.

O evento contou com a participação da Vereadora Cláudia Sousa Pereira que deu as boas vindas, designadamente ao Prefeito de Petrolina, e agradeceu aos parceiros o desafio para a realização desta reunião técnica, tendo também sublinhado a importância de Évora na Rede das Cidades Educadoras.

Além do Prefeito de Petrolina, participaram também como convidados Zélia Ramos (Doutoranda do Curso de Filosofia / UÉ & FACAPE) e Valdenor Clementino (Doutorando do Curso de Gestão / UÉ), bem como Jorge Ponciano (Técnico da Câmara Municipal de Silves) e José Manuel Martins, do Departamento de Filosofia da Universidade de Évora.

Destaque também para a apresentação das linhas mestras do projeto de doutoramento denominado Construir a cidade. Habitar o espaço público, feita por Maria das Dores Correia, doutoranda do Departamento de Filosofia da Universidade de Évora e técnica camarária da autarquia eborense.

 

Blog do Banana

Deixe seu comentário