Unidade Móvel leva atendimento médico para as áreas mais distantes de Petrolina

Com quase 5.000 Km², Petrolina tem uma das maiores extensões territoriais de Pernambuco e para ampliar a cobertura do atendimento médico nas áreas mais distantes do município, a Secretaria Municipal de Saúde lançou em fevereiro, a Unidade Móvel de Atendimento Médico. Equipada com um consultório, a unidade transporta um médico e uma técnica de enfermagem, que viajam pelas comunidades rurais, possibilitando o acesso de todos os usuários aos serviços de saúde.

“Petrolina tem uma extensão territorial muito grande e, mesmo tendo muitas unidades de saúde, não conseguíamos chegar a todos os lugares e atender os usuários, que por algum motivo não podem se deslocar até uma Unidade de Saúde”, explicou a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta. Para ser atendido, o usuário só precisa ficar atento ao calendário, divulgado nos meios de comunicação e pelos agentes comunitários de saúde, e ir ao encontro da Unidade na sua comunidade.

A iniciativa facilitou a vida da agricultora Maria Ermínia Miranda, que precisava percorrer 5 km para conseguir atendimento médico. “A gente tinha que pegar o carro na pista, 5 horas da manhã. Era difícil, a gente tinha que fazer um esforço. Mas agora, esse carro facilitou muito a nossa vida, porque a gente não precisa mais acordar de madrugada para ir ao posto de saúde. Somo atendidos aqui mesmo, o médico entrega a medicação e ainda dá tempo de fazer as coisas de casa”, revelou.

Desde fevereiro, mais de 1.200 pessoas já foram atendidas. Os usuários que procuram a Unidade Móvel são acolhidos pela técnica de enfermagem, têm a sua pressão arterial verificada, o médico realiza a consulta e quando necessário solicita exames e receita os medicamentos, que são dispensados na hora.

CRONOGRAMA UNIDADE MÓVEL DE ATENDIMENTO MÉDICO

06/06 – MUDUBIM

11/06 – INHUMA

13/06 – ÁGUA BRANCA

14/06 – MASSAPÊ

18/06 – CACIMBA VELHA

20/06 – CAPIM

21/06 – SERROTE PELADO

25/06 – N-12 (VILA APARECIDA)

27/06 – RIO VERDE

28/06 – R-4

Fonte: Ascom PMP

Blog do Banana

Deixe seu comentário