Teste rápido para hepatite é realizado no Presídio Feminino de Petrolina

Dando continuidade às atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado no dia 28 de julho, a equipe do Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS) realizou, na manhã desta quarta feira (18), o teste rápido de triagem para hepatite C no Presídio Feminino de Petrolina. A ação, que atendeu cerca de 50 internas, visa orientar as mulheres sobre os riscos e perigos da doença.

Para a coordenadora do COAS Elisangela Araújo, a ação contribui para que as internas possam ser diagnosticadas e iniciar o tratamento adequado. “As mulheres que tiverem resultado positivo na triagem serão encaminhadas para a confirmação do diagnóstico, feito através de uma série de exames e do acompanhamento com o hepatologista”, explicou.

Em parceria com a coordenação de saúde bucal foi disponibilizado um odontólogo para realização de uma palestra sobre Hepatites Virais no intuito de conscientizar as internas sobre a doença antes de serem realizados os testes de Hepatite C. Ainda durante a realização dos testes, foram distribuídos entre as internas 720 preservativos.

Durante a atividade, a equipe do COAS disponibilizou também o agendamento para que os companheiros das internas também possam fazer o teste rápido.

Blog do Banana

Deixe seu comentário