Secretária Municipal de Saúde apresenta relatório de gestão em reunião do CMS

Em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde de Petrolina (CMS), realizada nesta sexta-feira (18), a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, apresentou o Relatório Anual de Gestão da Saúde 2011 (RAG). O documento é um instrumento que apresenta os resultados alcançados com a Programação Anual de Saúde e precisa ser aprovado pelo CMS antes de ser encaminhado aos órgãos Estadual e Federal de Saúde.

Além de expor as ações, números e metas alcançados no ano passado, a secretária ainda apresentou toda a estrutura de serviços de saúde oferecidos no município. “Esse é um momento importante para reforçar a transparência das nossas ações e fortalecer o controle social. Tivemos a oportunidade de apresentar o nosso relatório e responder às dúvidas, críticas e sugestões dos conselheiros”, explicou a secretária, reforçando que esse tipo de encontro é imprescindível para facilitar o trabalho dos conselheiros no momento da apreciação do documento.

O relatório destaca avanços na qualificação da saúde em Petrolina, como a ampliação do número de mamografias e consultas de pré-natal realizadas, a implantação da Política Municipal de Saúde do Homem, do Centro de Atenção Psicossocial infantil (CAPSi), das novas unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família, nos bairros José e Maria e Vila Eduardo, o acompanhamento de pacientes diabéticos e hipertensos e a aquisição de novos equipamentos para vários serviços.

Na próxima semana, as Comissões Permanentes de Fiscalização do Fundo Municipal de Saúde e do Plano Municipal de Saúde se reunirão para concluir a apreciação e emitir um parecer que será apresentado aos demais conselheiros para deliberação em sua próxima reunião. “Cabe ao Conselho, observar todos os pontos desse Relatório para garantir a transparência do processo”, declarou a presidente do Conselho, Alice Mara Gonçalves.

Texto e foto: Eneida Trindade

Blog do Banana

Deixe seu comentário