Secretária de Saúde acompanha construção das AMEs em Petrolina

Acompanhada do gestor de obras do município, Rogério Valença, e da sua equipe de Atenção Básica à Saúde, a secretária Municipal de Saúde, Lúcia Giesta, visitou nessa terça-feira (29), o canteiro de obras das unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família, em construção, nos bairros Gercino Coelho, Antônio Cassimiro, Pedra Linda, Ouro Preto e no Centro da Cidade, e também as obras da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF).

“Essas construções marcam o momento que Petrolina vive atualmente, com grandes avanços, e boa parte deles vem dos serviços de saúde oferecidos à população”, avaliou a secretária de saúde, Lucia Giesta, sobre o processo de reestruturação da Atenção Básica à Saúde, que a partir da abertura de unidades de saúde humanizadas, com infraestrutura, equipe profissional e equipamentos adequados qualifica o atendimento. “Definimos a localização das AMEs a partir de um planejamento estratégico realizado em 2009, ainda no início desta gestão. Hoje, com quatro unidades já inauguradas, vemos a promessa de campanha do prefeito Julio Lossio tornando-se realidade”, acrescentou a gestora.

A visita conjunta às obras ocorre regularmente, no intuito de acompanhar a execução dos projetos. Segundo o gestor de obras, Rogério Valença, a partir das visitas é possível comparar se a obra está de acordo com o projeto e se o cronograma está sendo seguido corretamente. “Nosso objetivo é verificar a qualidade do que está sendo construído, verificar as dificuldades que os construtores enfrentam e dar celeridade a esse processo para que a gente possa entregar as obras o mais rápido possível e a comunidade possa usufruir dessas unidades de saúde”, avaliou.

Cada AME tem capacidade para atender uma população de 15 mil pessoas, entre moradores da localidade onde ela está implantada e de comunidades vizinhas: quatro unidades Saúde da Família já foram entregues à população, duas estão em fase de finalização, oito em construção, e mais uma aguarda assinatura da Ordem de Serviço. Além dessas unidades, a prefeitura também já inaugurou a AME Servidor, exclusiva para o atendimento dos servidores municipais, e a AME Policlínica, que oferece diversas especialidades médicas.

Texto e Foto: Eneida Trindade

Blog do Banana

Deixe seu comentário