Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho promove São João para beneficiados de programas sociais

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) realizou nessa quarta-feira (06) um evento junino que reuniu alguns beneficiados pelos programas que são desenvolvidos pela prefeitura de Petrolina, através da Sedest. Crianças, jovens, adultos e idosos animaram o festejo, vestidos de caipiras ao som do tradicional forró pé-de-serra.

Para a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Maria Adinair Viana, festejos como esse melhoram as relações sociais. “Comemorar a festa junina proporciona aos membros dos Programas, momentos de lazer e bem-estar, que é um instrumento de autoestima e melhoria da qualidade de vida de todos”, afirmou.

Anderson Douglas tem 15 anos e faz parte do Projovem há apenas 5 meses, mas já sente a melhoria que o Programa trouxe para sua vida. “Antes, eu não interagia com as pessoas. Eu tinha vergonha de públicos. Hoje eu sei lidar com pessoas diferentes e faço dança, teatro, além de ter conquistado novos amigos. Com esse São João mesmo, já conheci mais pessoas de outras idades e que gostei muito”, declarou.

Na programação, os participantes do Projovem Adolescente, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Centro de Convivência do Idoso (CCI), professoras e colaboradoras dançaram quadrilhas, fizeram apresentações culturais, como a “Dança do Coco” e o tradicional “Casamento Matuto”, além de degustarem as comidas tipicamente juninas como bolo de milho, cocada, pipoca, milho cozido, pamonha, arroz doce e canjica.

Aos 80 anos de idade, Lídia Feitosa, que participa do Programa CCI há 15 anos, relatou que na época ocorreu um grave acidente em sua família, ela ficou sem ânimo para executar as tarefas do dia-a-dia e se relacionar com outras pessoas. Quando foi convidada para fazer parte do Programa, ela hesitou, mas acabou aceitando e garante que a sua vida melhorou muito e que, hoje, é mais feliz graças às atividades que desenvolve todas as tardes na Sedest. “A gente se diverte bastante. Fazemos bordados, pintura e estudamos também. As diretoras cuidam bem da gente e, hoje, eu gosto muito de encontrar os amigos que fiz aqui”, explicou.

Maria de Jesus Palma, de 83 anos, também faz parte do Programa há 15 anos e acredita que o festejo é muito importante nas relações com outras pessoas. “Este São João é mais uma oportunidade de encontrar com meus amigos. E hoje estamos conhecendo novas pessoas que fazem parte dos outros programas. A ideia é muito legal”, destacou.

O prefeito de Petrolina, Julio Lossio, também brincou e dançou com as pessoas presentes no evento e, em discurso, elogiou o trabalho da Secretaria. “Parabenizo a todos que fazem parte da Secretaria. O São João da Sedest está lindo e animado. Espero que possamos cada vez mais continuar fazendo a alegria de todos, como está sendo hoje”, salientou.

Texto: Gabriela Canário

Foto: Marcizo Ventura

Deixe seu comentário