Secretaria de Cultura realiza ações de contrapartida para incentivar a cultura local em Petrolina

Desde o início do mês de junho, o Grupo Matingueiros está realizando oficinas de consultoria para o Grupo da Associação Arte e Cultura Maracatujaba, coordenada pela Professora Maralvina Batista. A Associação possui sua sede na Escola Nicolau Boscardim no bairro Fernando Idalino Bezerra em Petrolina.

O grupo Maracatujaba existe há 10 anos e tem cerca de 50 integrantes, entre crianças, adolescentes e jovens. Eles realizam apresentações de maracatu de baque virado e pastoril.

A oficina tem o objetivo de melhorar a técnica da dança e da percussão, trabalhando ainda mais a cultura dentro do grupo. A última oficina abordou as definições e os conceitos da história afro-brasileira. As próximas oficinas ainda não têm datas definidas, mas a próxima temática da oficina será dança e percussão.

Esta ação faz parte do processo de contrapartida da Secretaria de Cultura de Petrolina. É uma ação desenvolvida pelo Grupo Matingueiros em compensação ao uso do Espaço Cultural Lula Cardoso Ayres. Neste espaço, os Matingueiros realizam seus ensaios e fazem seus figurinos e o local abriga também o Ponto de Cultura de Formação de Arte-Educadores. O Espaço Lula Cardoso também é utilizado por grupos da sociedade civil e ligados à cultura para a realização de reuniões ou ensaios, sendo os agendamentos feitos de acordo com a disponibilidade do local.

De acordo com a secretária de Cultura, Roberta Duarte, ações como essa são importantes para o desenvolvimento desses grupos. “Pretendemos sempre propor ações de contrapartida que sejam boas para a comunidade e para o grupo que está sendo beneficiado por recursos ou equipamentos públicos. Estas ações são feitas em comum acordo com ambas as partes”, assegurou.

Deixe seu comentário