Reunião discute esquema de segurança durante o São João de Petrolina

Atendendo a solicitação do prefeito Julio Lossio, ocorreu na tarde de ontem (12) uma reunião, na Secretaria de Eventos, para discutir o plano de segurança que será empregado durante o São João do Vale 2012, realizado entre 15 e 30 de junho, em Petrolina. O encontro teve a presença de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Secretarias de Eventos, Ordem Pública, Segurança Cidadã e a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC).

“Estamos preocupados em criar uma estrutura para que as pessoas que forem ao São João do Vale tenham a certeza de que a prefeitura de Petrolina está colocando o melhor em termo de segurança e, principalmente, fazendo o planejamento para que possamos realizar um grande São João”, destacou o prefeito Julio Lossio.

Para garantir a segurança das pessoas que forem aproveitar os festejos juninos em Petrolina, um grande esquema será montado para atender durante as noites de festas. A Polícia Militar (PM) vai disponibilizar entre 80 e 150 agentes por noite; a Guarda Municipal terá um efetivo de 30 a 50 pessoas; o Corpo de Bombeiros atuará com 20 homens; serão 20 agentes da EPTTC, agentes da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e um esquema de motos e viaturas que circularam durante os dias 15 e 30. Além disso, será disponibilizado um estacionamento com capacidade para cerca de 20 mil veículos.

“A Polícia Militar faz uma avaliação do número do efetivo de acordo com a programação; em determinados momentos terá um efetivo menor e em outros terá um efetivo maior. A PM, mais do que ninguém, entende de segurança pública, e nós acreditamos que pela programação que temos este ano, o efetivo vai estar sempre variando e vai chegar ao quantitativo maior. Além disso, temos a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal. Montamos uma estrutura humana que vai oferecer toda a tranquilidade para quem for ao São João”, explicou o secretário de Eventos, Luis Claudio Dias.

Durante o encontro, também foi discutida a forma como será feita a segurança nos acessos até o novo espaço multieventos de Petrolina e a acomodação dos ambulantes. “Ficou certo que a Polícia Militar fará a vistoria nos pontos que dão acesso à festa. Também será feito o ordenamento dos ambulantes, tanto na parte externa, de competência da prefeitura, como na parte interna, em comum acordo com a PM, Guarda Municipal e a Secretaria de Ordem Pública”, pontuou Luis Claudio Dias.

Em virtude do tamanho da festa, que será realizada em uma área de 220 mil m², com expectativa de público entre 70 e 80 mil pessoas por noite, na próxima quinta-feira (14) uma nova reunião de segurança será feita, às 16 horas, direto do espaço do evento, para que sejam feitos ajustes e algumas dúvidas sejam sanadas.

Blog do Banana

Deixe seu comentário