Residência médica do HUT se consolida e garante atendimento qualificado à população

Em funcionamento desde 2009, os programas de Residência Médica, realizados pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e desenvolvido no Hospital de Urgências e Traumas de Petrolina (HUT), se consolidam e garante a população, além de profissionais qualificados em diversas áreas, o desenvolvimento do ensino e pesquisa na região do Vale do São Francisco. O programa, que iniciou com as especializações de Clínica Médica e Saúde da Família e Comunidade, hoje abrange as residências de Ortopedia, Neurocirurgia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular e Anestesiologia.

O coordenador da Comissão de Residência Médica da Univasf, Rodrigo Videres, explica que todos os cursos precisam do credenciamento do Ministério da Educação (MEC) e da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) para funcionar. “Antes da abertura de qualquer residência recebemos visitas de comissões que avaliam vários requisitos. A boa estrutura, equipamentos e organização do Hospital de Traumas foram essenciais para recebermos os programas. A qualificação e o conhecimento do corpo médico atuante no HUT também foram de extrema importância para que obtivéssemos as autorizações”. destacou.

Videres explica ainda que a Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização e funciona com a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. “A realização da residência consiste em treinar em serviço o profissional médico, conferindo-o após a conclusão do programa o título de especialista. Todos os casos de pacientes atendidos pelos residentes são discutidos com os preceptores que determinam as condutas e quando necessário re-examinam os pacientes. As condutas realizadas pelos residentes fazem parte do treinamento que tem como fundamental o contato direto com paciente para o pleno desenvolvimento da especialização”, ressaltou.

Os médicos residentes, além de atuarem em procedimentos cirúrgicos e atendimento médico ambulatorial e de emergência, desenvolvem ainda atividades teórico-complementares através de apresentação de seminários, realização de provas e estudos de caso para obterem aprovação necessária. Reforçando a qualidade dos programas em funcionamento no HUT, o Coordenador da Residência de Neurocirugia, José Carlos de Moura, salienta que a Residência de Neurocirurgia recebeu também o reconhecimento da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN). Os residentes da área antes de ingressarem no ano consecutivo do curso também são avaliados pela SBN. “Nós tivemos aprovação nas duas avaliações da sociedade representativa da especialidade. Tanto o curso, como o nosso residente de neurocirurgia foram aprovados pela SBN, mostrando que a residência do HUT está no nível de instituições tradicionais do país. Esses aspectos significam que curso atingiu um excelente padrão, beneficiando a população do Vale do São Francisco com atendimento médico de qualidade e prezando pelo seu reconhecimento como instituição de referência nas realizações das condutas médicas”, comemorou José Carlos de Moura.

Blog do Banana

Deixe seu comentário