Programa Nova Semente inaugura 62ª unidade beneficiando comunidade da Vila Aparecida

Mais 60 crianças da comunidade Vila Aparecida em Petrolina receberam na noite de ontem (08) do prefeito Julio Lossio a 62ª unidade de educação infantil Nova Semente. A solenidade de entrega da unidade do Programa que totaliza 3.720 crianças e famílias atendidas em toda Petrolina foi aberta pela Banda Marcial Império Petrolinense da Escola Jacob Ferreira no bairro Cosme e Damião e contou ainda com novidades sobre novos investimentos que irão assegurar a qualidade de vida dos mais de 200 moradores da localidade com a construção de uma quadra poliesportiva na escola municipal.

Existente há cerca de 18 anos, a comunidade local, composta em sua maioria por trabalhadores rurais, tem grande concentração de crianças. Segundo o líder comunitário Expedito Ferreira da Silva, as famílias muitas vezes eram acompanhadas pelos filhos no trabalho por não ter onde deixar as crianças ou ainda por falta de condições de pagar por um serviço especializado. Essa história foi vivida pela trabalhadora rural Lídia Elaine de Oliveira, com dois filhos, que anteriormente contratava o serviço de uma pessoa específica para cuidar de seus filhos. “A vinda do programa Nova Semente vai mudar muito nossa vida porque temos a certeza de que nossos filhos serão bem cuidados e com toda segurança para que a gente possa trabalhar tranquila. Como antes eu precisava pagar alguém para cuidar dos meus filhos, esse valor que não será mais gasto já vai reforçar minha renda. Estou muito feliz”, afirmou.

A Nova Semente, já em funcionamento a partir de hoje (09), atende 60 famílias além de gerar emprego para 18 pessoas que trabalham no cuidado com as crianças de 0 a 6 anos. Desde que foi criado, no ano passado, o Programa já abriu mais de mil vagas no mercado de trabalho em toda Petrolina. Para a gestora da unidade, Patriana Bringel, o benefício gerado cria uma rede de beneficiamento desde as crianças até a comunidade como um todo. “O Programa Nova Semente é muito bonito e uma decisão acertada do prefeito Julio Lossio. Sua vinda para nossa comunidade vai gerar benefícios para todos, desde serviços educacionais de qualidade dentro dos aspectos educacional, alimentação, saúde e segurança, além da geração de emprego e renda para os moradores daqui”, explicou a gestora, lembrando que as crianças da localidade geralmente entram na escola só a partir dos seis anos.

Levando ainda mais novidades para a população, o prefeito Julio Lossio reforçou na ocasião a importância de perpetuar o Programa Nova Semente que cumprirá a meta de 100 unidades abertas até o final de 2012. “Atender as pessoas com carinho e atenção é obrigação de todo servidor público e o Nova Semente vai funcionar de seis da manhã às seis da noite com cinco refeições diárias, oferecendo educação de qualidade. Queremos oferecer para todas as crianças de Petrolina de 0 a 6 anos oportunidades iguais e um futuro digno”, frisou.

Texto: Juciana Cavalcante

Foto: Gilson Pereira

Blog do Banana

Deixe seu comentário