Profissionais de saúde são orientados sobre a introdução de duas vacinas no calendário de imunização

A partir de agosto, estarão disponíveis nas salas de imunização de todo o país duas novas vacinas, a pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, influenza tipo B e hepatite B, e a vacina inativada poliomielite (VIP) contra a poliomielite. As novas vacinas, introduzidas no calendário de rotina, ampliam o calendário básico de vacinação da criança.

No intuito de orientar as enfermeiras das unidades de saúde e os técnicos de enfermagem que trabalham nas salas de vacina, o Programa Municipal de Imunização (PNI) realiza até amanhã (27) uma capacitação com esses profissionais. Durante o curso, os enfermeiros e técnicos são informados sobre a administração da vacina, seu armazenamento e sobre os procedimentos necessários em caso de reações adversas.

Segundo a coordenadora do PNI, Betânia Coutinho, as vacinas são direcionadas às crianças menores de um ano e tem como objetivo a redução da incidência de algumas doenças e, principalmente, a manutenção do estado de erradicação da pólio no Brasil. “O Ministério da Saúde vem investindo na criação de vacinas combinadas a fim de reduzir o número de picadas recebidas pelas crianças e diminuirá também a frequência desses pequenos usuários nas unidades de saúde”, explicou.

Os pais devem ficar atentos ao cartão de vacina da criança, pois as doses aplicadas nas campanhas de vacinação não excluem as vacinas de rotina.

Blog do Banana

Deixe seu comentário