Professor da Univasf fala sobre a parceria entre Évora e Petrolina

O professor da Universidade do Vale do São Francisco – Univasf, Deranor Oliveira, escreveu a respeito da parceria entre Évora, em Portugal, e Petrolina. O docente enalteceu “estou cada vez mais convicto do sucesso da parceria entre as cidades de Évora em Portugal e o Vale do São Francisco. Tudo começou quando os primeiros professores da FACAPE e da UNIVASF vieram para a Universidade de Évora em busca de suas qualificações, especificamente, mestrado e doutorado.

As ações estão cada vez mais se intensificam. A presença constante do Diretor do Instituto de Investigação e Formação Avançada – IIFA, Prof. Dr Soumodip Sarkar, em Petrolina tem gerado alguns frutos para a educação da região. O convênio em andamento com Instituições de Ensino Superior para capacitação de mais de 150 professores e técnicos é um exemplo.

Outra evidência foi a visita em fevereiro do engenheiro civil e ex-secretário de Juazeiro, Edson Tanuri para conhecer programas exitosos na gestão pública em Portugal, especialmente na cidade de Évora.

Recentemente tivemos a honra (Eu, o Prof. Valdenor Ramos e as Professoras Zélia Ramos e Francisca Oliveira) de acompanhar a visita do Prefeito de Petrolina, Dr. Júlio Lóssio, a convite da Universidade de Évora e da Câmara (equivalente a Prefeitura) para intensificar as relações entre os municípios. Consideramos a visita, como algo extremamente importante para o estabelecimento de parcerias positivas no sentido de melhorias dos serviços públicos prestados pela prefeitura e para o desenvolvimento regional sob vários aspectos:

1º) Educação: O programa internacional “Cidades Educadoras”, hoje presente 392 cidades espalhadas pelo o mundo, dentre essas, apenas 12 na América, e Petrolina, como sempre se preparando para “correr na frente”. Estrutura e funcionamento das escolas públicas em tempo integral e as creches.

2º) Desenvolvimento econômico: Modelos de produção integrada, principalmente, para os pequenos produtores. Visitas realizadas em pequenas propriedades agrícolas, mas com enorme potencial produtivo. Entre elas, a experiência de uma fazenda de produção integrada: produção de uva, vinho e restaurante. A experiência é perfeitamente adaptável ao projeto que se inicia com os pequenos produtores da Ilha do Massangano.

3º) Meio ambiente: Reuniões com o engenheiro que desenvolveu um protótipo de carro elétrico que, poderá ser uma alternativa para os moto taxistas da região e participação na conferência sobre energias renováveis – alternativa que poderá fomentar o business do setor.

4º) Engenharia: Visita a construção de canais de adução de alta tecnologia de controle.

5º) Para além do que já foi citado, o prefeito Júlio Lóssio, proferiu palestra sobre o desenvolvimento econômico e social de Petrolina focando principalmente, na experiência exitosa do projeto municipal “Nova Semente”.

Blog do Banana

Deixe seu comentário