Prefeitura de Petrolina sorteia casas do Conjunto Nova Vida I

Na tarde dessa terça-feira (08), a emoção tomou conta do ginásio de esportes do Sesc Petrolina, durante o sorteio das casas do Conjunto Nova Vida I do programa “Minha Casa, Minha Vida”, localizado no bairro João de Deus. O sorteio organizado pela Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Superintendência de Habitação da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, foi feito com os cadastros e recadastramentos realizados no mês de abril.

O sorteio foi divido em três partes. Inicialmente, foram conhecidos os nomes daqueles que concorreram dentro do percentual de idosos; em seguida, as pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Após essas duas etapas, os nomes restantes destes grupos foram misturados com os demais para o sorteio geral.

Para garantir a lisura do certame, uma comissão formada por membros da Prefeitura e sociedade civil, como a Ordem dos Advogados do Brasil de Petrolina (OAB) e APAE, verificaram todos os pontos do processo seletivo. Além disso, os nomes citados eram filmados e exibidos para os presentes.

Presente no evento, o prefeito Julio Lossio falou do avanço habitacional de Petrolina nos últimos anos. “Petrolina hoje tem o maior programa habitacional do estado de Pernambuco, mas só estaremos realizados quando cada cidadã e cada cidadão tiver sua moradia”, frisou o prefeito, lembrando que quase 1.500 unidades habitacionais já foram entregues em Petrolina, número recorde na história do município.

A felicidade em ficar mais próximo de realizar o sonho da casa própria era visível nos rostos das pessoas que tinham o nome anunciado. Entre lágrimas e gritos de euforia, cada sorteado comemorava aquela como se fosse uma das maiores vitórias de suas vidas. “Eu nunca tive uma casa na minha vida e esse era o meu grande sonho, por isso que eu vim. Eu tive fé e consegui ser sorteada”, relatou Maria do Socorro da Silva, mãe de três filhos.

Quem também saiu transbordando felicidade foi a jovem Jessica Daiana de Brito Souza, 21 anos, que momentos antes ao anúncio do seu nome havia saído do Sesc por causa de uma dor de cabeça. “Eu tinha saído e logo depois minha amiga me ligou avisando que eu tinha sido sorteada. Deus realizou um sonho, estou próxima de morar no que é meu junto com meus filhos”, disse.

Próximas etapas

O superintendente de Habitação, Dario Lopes, ressaltou que as pessoas que tiveram o nome anunciado passarão por mais duas etapas antes de receberem as chaves da casa própria. “A partir de concluída essa parte, que é uma pré-seleção, nós pegaremos os nomes dos sorteados, anexando os documentos necessários para enviarmos para a Caixa Econômica, que avaliará o dossiê individualizado dessas pessoas. Após essa análise, a Caixa retornará esse documento mostrando se o sorteado está ou não compatível com as normas do programa”, explicou Dario Lopes, lembrando que em casos de incompatibilidade, as pessoas podem procurar a Instituição Federal para saber o motivo.

Para substituir os nomes que possam ser dados como incompatíveis pela Caixa e que não consigam reverter essa situação, serão chamadas as pessoas que ficaram no cadastro de reservas, também sorteados ontem.

Texto e Foto: Emerson Rocha

Blog do Banana

Deixe seu comentário