Prefeito Julio Lossio é homenageado por violeiros em Petrolina

https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/?ui=2&ik=403b48d72e&view=att&th=13847a699769e38a&attid=0.3&disp=inline&realattid=f_h45ivrrd2&safe=1&zw&saduie=AG9B_P_5J6lnByqFyIMXW21Rmc5e&sadet=1341232281794&sads=3zMr8iiFkWDTn9kyxqEW27Kkf4A&sadssc=1Centenas de amantes da música sertaneja de raiz participaram no último sábado (30) do 28º Congresso de Violeiros, na Concha Acústica de Petrolina. Ao som da viola, houve muitos repentes que narraram o cotidiano e a cultura nordestina. “O objetivo desse congresso é divulgar a cultura popular produzida através do repente”, explicou o coordenador do evento e violeiro, Natanael Cordeiro.

“Desde pequeno toco viola e comecei vendo os outros tocarem. Já viajei para diversos lugares através da música e acredito que é uma cultura que está sendo cada vez mais valorizada”, ressaltou o violeiro Valdir Teles. O violeiro comentou sobre a importância de manter a cultura violeira. “Existem pessoas que vivem com isso e também muitas que fazem somente por amor à musica. Os repentes narram muitas histórias de vida que devem sempre ser lembradas”, frisou.

Foram 10 cantadores que participaram do festival, vindos de Campina Grande-PE, Caicó- RN, Patu- RN, Tuparetama-PE, Limoeiro do Norte-CE, Serra Talhada- PE, São José do Egito-PE e Ouricuri-PE. A comissão julgadora foi composta por três jurados: o poeta João Brito, o professor Rangeu Cordeiro e o poeta Zé Peixoto.

O prefeito Julio Lossio esteve presente no local, apreciando o evento. “Trabalhamos sempre em busca da valorização cultural e a viola e o repente fazem parte da nossa cultura há muito anos e nós temos obrigação de mantê-la viva”, enalteceu Julio Lossio. O gestor foi homenageado com um repente feito por Natanael Cordeiro elogiando a sua administração, principalmente nas área de cultura, educação e saúde em Petrolina.

Texto: Gabriela Canário

Foto: Gilson Pereira

Blog do Banana

 

Deixe seu comentário