Prefeito de Petrolina acompanhou confecção do tapete de Corpus Christi

Na noite dessa quarta-feira (06), o prefeito Julio Lossio acompanhou a confecção do tapete de Corpus Christi em frente à Igreja Catedral Sagrado Coração de Jesus Rei do Universo, no Centro da cidade. Ao todo, 28 grupos participaram da elaboração do tapete, que possui cerca de 250 metros e é feito de serragens, areia colorida, sal, flores e outros materiais. Este é o segundo ano consecutivo que o tapete é confeccionado.

O coordenador do Movimento Eucarístico Jovem de Petrolina (MEJ), Anderson Araujo, explicou que a tradição foi instituída pela Igreja Católica em 1264 como dia de celebrar a presença de “Cristo Todo”, através do pão consagrado. “Esta é maneira que encontramos de homenagear Jesus Cristo. Além disso, onde existe a Igreja Católica tem que existir o Tapete de Corpus Christi”, afirmou.

A solenidade de Corpus Christi tornou-se feriado municipal em Petrolina no ano passado com a aprovação do projeto de Lei 05 de 14/03/2011. O prefeito acredita que é importante para a sociedade trabalhar junto com os movimentos religiosos. “Respeitamos todas as crenças, espiritualidades e a religião de cada cidadão. Por isso, prestigiamos com carinho esse grande evento da Igreja Católica que demonstra fé e amor pelo dia de ‘Corpus Christi’, que celebra a instituição da Eucaristia na Igreja. E, fico feliz também, como católico, por contribuir com esse momento sacro desde o ano passado com o decreto de feriado municipal”, declarou.

Texto: Gabriela Canário

 Foto: Marcizo Ventura

Blog do Banana

Deixe seu comentário