Petrolina será representada pela AMMA na Conferência das Nações Unidas

Durante esta semana, o presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) e Membro do Conselho Nacional de Meio Ambiente, Mauro Buarque, visitou Petrolina onde se reuniu com o diretor-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Geraldo Junior, que também é vice-presidente estadual da ANAMMA. Nas reuniões foram delineadas a participação de Petrolina e de outros municípios do Vale do São Francisco na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), que será realizada no Brasil de 20 a 22 de junho deste ano.

“É a primeira vez que a prefeitura de Petrolina participa de uma conferência internacional de meio ambiente e é extremamente importante que estejamos presentes nas grandes discussões, pois, mesmo sendo um evento internacional, é preciso integrar os municípios nas grandes decisões, pois cabe a eles criar e implantar as ações concretas”, explicou o diretor-presidente da AMMA de Petrolina, Geraldo Junior.

Sobre as ações do município que serão expostas na Rio +20, Geraldo Junior afirmou que o próprio modelo de gestão ambiental de Petrolina será assunto na conferência. “A autonomia que Petrolina possui no licenciamento, fiscalização, monitoramento, ou seja, a gestão ambiental, já vem despertando o interesse de outros municípios brasileiros. Tudo isso porque Petrolina é a primeira cidade do interior do Pernambuco a ter autonomia nas questões ambientais”, afirmou o gestor da Agência.

“É necessário destacar o trabalho que a AMMA vem desenvolvendo, já que se trata de um órgão importante que serve de exemplo para os demais municípios pernambucanos sobre como é importante assumir a gestão ambiental”, salientou Mauro Buarque.

Na Rio+20, líderes mundiais e sociedade civil devem tomar decisões, anunciar compromissos e estimular ações para reduzir a pobreza, a desigualdade e assegurar proteção ambiental num planeta cada vez mais habitado. Mais de 100 Presidentes e Primeiros-Ministros, assim como o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, e o Secretário-Geral da Conferência, Sha Zukang, se encontrarão com milhares de parlamentares, prefeitos, líderes de Organizações Não-Governamentais (ONGs), acadêmicos e representantes de outros grupos e entidades na Rio+20. São esperadas mais de 50 mil pessoas para participarem da Conferência e dos eventos paralelos no Rio de Janeiro durante o período.

Texto e Foto: Carol Souza

Blog do Banana

Deixe seu comentário