Petrolina será contemplada com Unidade de Pronto Atendimento

Convidada pela Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, a secretária Municipal de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, participou, no dia 24 de janeiro, de uma reunião, em Brasília, realizada no intuito de finalizar a proposta de Prefeitura de Petrolina para a construção da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24h).

Participaram do encontro, a equipe do Ministério da Saúde e representantes do Estado e dos municípios pernambucanos que serão contemplados, neste momento, com as Unidades. A construção será financiada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, do Governo Federal, e contará com uma contrapartida da Prefeitura Municipal.

“Com o pré-projeto aprovado, estamos ajustando os últimos detalhes da documentação que será enviada ao Ministério. Este é um pedido do prefeito Julio Lossio para atender as demandas de urgência no nosso município com uma UPA 24h”, relatou a secretária Municipal, Lucia Giesta, ressaltando o empenho da Prefeitura Municipal para ampliar os serviços de saúde oferecidos em Petrolina.

As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as portas de urgência hospitalares, e, em conjunto com estas, compõe uma rede organizada de atenção às urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de acolhimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço de Atendimento Móvel às Urgência (SAMU 192), que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

Texto: Eneida Trindade

Deixe seu comentário