Petrolina já conta com 1200 Guardas Mirins

Respeito foi o principal aprendizado das mais de 300 crianças que participaram do projeto guarda mirim. Os alunos das escolas municipais José Martins de Deus, de Pau Ferro, João Francisco de Amorim, da comunidade de Boa Vista e Dr. José Araújo de Souza, de Rio Jardim, se reuniram em Pau Ferro para a formação da terceira turma do ano de 2012 do programa Guarda Mirim.

Participaram da solenidade o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, o vice-prefeito Domingos Sávio, o secretário de Segurança Cidadã, Coronel Daniel, a secretária de Educação, Célia Regina, o secretário de Desenvolvimento Rural, Raimundo Nonato e a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Maria Adnair Viana, além do coordenador do programa o Guarda Municipal Carlos. O programa Guarda Mirim é desenvolvido desde 2010 para combater a proliferação da violência e do uso de drogas entre crianças e jovens do município.

Durante o curso os estudantes com idades entre 8 e 14 anos recebem lições de cidadania, meio ambiente, defesa civil, direitos humanos e ordem unida. Na solenidade o secretário de Segurança Cidadã, Coronel Daniel, destacou que o município já possui 1200 guardas mirins em todas as áreas do município (Sede, Sequeiro, Irrigada e Ribeirinha). Já a secretária de Educação, Célia Regina parabenizou a participação ativa dos pais no acompanhamento do programa.

Na formatura, o prefeito Julio Lossio recebeu o carinho das crianças que agradeceram pela iniciativa, através de apresentações culturais de dança e leitura de produções literárias. Ao fazer uso da palavra, o prefeito de Petrolina salientou a importância do programa. “Só é possível ter progresso se tiver ordem e é isso que está acontecendo no programa guarda mirim. E nele as crianças praticam o exercício de respeitar os pais, professores e a amar a cidade onde mora, o nosso estado, o nosso país”, encerrou Julio Lossio.

Texto: Carol Souza

Fotos: Marcizo Ventura

Blog do Banana

 

Deixe seu comentário