Pequena produção foi destaque na abertura da Fenagri 2012

“Começamos hoje a 23ª Fenagri, este que é considerado o maior evento da fruticultura irrigada da América Latina, olhando também para o lado do homem das áreas de sequeiro. Fortalecendo o pequeno produtor de Petrolina e região e diversificando as atenções para atividades como a caprinovinocultura, pisicultura, produção de leite e derivados; turismo e a vitivinicultura. Petrolina, que já chamava a atenção do mundo através da exportação das nossas frutas, agora também vai despertar o interesse pelos seus pequenos e muitos negócios”. Foi com um discurso forte e incisivo, que o prefeito de Petrolina, Julio Lóssio declarou aberta a 23ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri, em solenidade bastante concorrida na noite desta quarta-feira (23), no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina.

Falando para um público formado basicamente por produtores rurais, exportadores e importadores, pesquisadores e estudantes, o prefeito cobrou do governo federal a retomada dos projetos de irrigação Pontal e Canal do Sertão. “São projetos há oito anos paralisados e que se estivessem prontos, além da geração de renda, estavam possibilitando um milhão de empregos em nossa região”, completou Julio Lóssio. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho também falou na abertura da feira, lembrando a meta da Secretaria Nacional de Irrigação – Senir de dobrar a área irrigada no país em quatro anos, implantando 200 mil hectares no semiárido num prazo de oito a 10 anos. “Tivemos hoje também em Petrolina uma grande alegria em entregar 141 lotes, de 50 hectares cada, aos pequenos agricultores do Pontal Sequeiro, que terão ainda assistência técnica e apoio para a produção de leite, queijo e mel”, anunciou o ministro.

 Representando o governador Eduardo Campos, o secretário da Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos enfatizou na solenidade a implantação do novo modelo de irrigação comunitária e inclusão produtiva dos perímetros irrigados de Muquém, Porto de Palha e Pedra Grande, em Petrolina, atendendo 150 famílias de pequenos agricultores com 300 hectares em produção. Falando em nome dos patrocinadores do evento, o diretor técnico do Sebrae-PE, Aluisio Ferraz enumerou os grandes avanços da agricultura irrigada no Vale do São Francisco e destacou a realização da Fenagri para atração de novos investimentos visando o crescimento da região. “Estaremos realizando nesta quinta-feira (24), a Rodada de Negócios que vai reunir representantes de redes de supermercados, atacadistas e distribuidores de diversos estados do Brasil, a exemplo de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, além de países como Espanha, Portugal, Rússia, Inglaterra, Holanda e Canadá”.

Falaram também na oportunidade, o prefeito de Juazeiro-BA, Isaac Carvalho, o recém empossado presidente da Codevasf, Elmo Vaz, presidente da Câmara de Fruticultura de Petrolina (co-realizadora do evento), Edson Matsumoto e o vice-prefeito e coordenador da Fenagri 2012, Domingos Sávio. Presentes ainda, entre as autoridades, o vice-governador

de Roraima, Chico Rodrigues; a presidenta da Câmara de Vereadores de Petrolina, Maria Elena Alencar: secretário Nacional de Irrigação, Ramon Flávio; os deputados federais Gonzaga Patriota e Afonso Hamm, além do superintendente da Sudene, Luiz Gonzaga Paes Landim.

 A Fenagri 2012, prossegue até o próximo sábado (26), com visitação das 18h às 23h. Além dos 190 estandes, fazem parte ainda da programação, o Salão da Pequena Produção (agricultura familiar), as Rodadas de Negócios, minicursos, oficinas e o Seminário, A eficiência no uso de recursos: perspectivas para uma agricultura sustentável, que acontece sexta-feira (25), no auditório do Senai, em Petrolina.

Fonte: Clas Comunicação

Blog do Banana

 

Deixe seu comentário