Ministro da Previdência inaugura agências de Sertânia e Cabrobó

A partir desta segunda-feira,04, a Região Nordeste ganha mais duas modernas Agências da Previdência Social. Foram contempladas as cidades de Sertânia, no sertão do Pajeú, e Cabrobó, no sertão de São Francisco. São municípios com mais de 20 mil habitantes e que têm na agricultura e no comércio as principais atividades econômicas. As inaugurações serão feitas pelo ministro da Previdência Social, senador Garibaldi Alves Filho, às 09h (Cabrobó) e 15h (Sertânia), juntamente com o superintendente regional do INSS, João Marias Lopes e os gerentes-executivos Roberto Carlos Dornelas de Andrade(Petrolina) e Francisco Heriberto Granja Alencar (Garanhuns). “Continuamos em processo de crescimento no Nordeste e queremos mais. Nos próximos dias temos marcadas 15 inaugurações de APS e muitas outras na fila dependendo de data, circuito, energia elétrica e mobiliário. Esse crescimento se estenderá aos anos de 2013 e 2014”, disse João Maria.

 Até maio de 2012 foram inauguradas no Nordeste 59 unidades. Existem 64 obras concluídas, 59 em andamento e 157 aguardando contratação. Todas as agências estão equipadas com moderno mobiliário

 Sertânia – A Agência da Previdência Social (APS) Sertânia, está situada na Rua João Arruda Filho, 201, na Cohab. A APS é vinculada à Gerência-Executiva Garanhuns e faz parte do Plano de Expansão da Previdência Social (PEX). Como não contava com uma agência na cidade a população era atendida pela unidade de Arcoverde, a 57 km. Foram investidos aproximadamente R$ 712 mil. Oferecerá atendimento espontâneo, concessão, recurso e revisão de benefícios, avaliação social e perícia médica. São 06 guichês de atendimento, duas salas de perícia médica e outra sala para o Serviço Social. A Gerência-Executiva Garanhuns é responsável atualmente por 13 Agências da Previdência Social localizadas em municípios do Agreste, Mata Sul e Sertão pernambucanos. Destas, três agências, (Águas Belas, Caetés e São João) são obras do PEX e já foram inauguradas. Dentro do Programa de Expansão, ainda falta contemplar 13 municípios da abrangência da gerência com agências da Previdência Social, que serão inauguradas em breve.

O prédio foi construído em terreno doado pela prefeitura municipal. ” A instalação da Agência do INSS em Sertânia é de fundamental importância para o município e região, pois ela vem para facilitar a vida dos aposentados, pensionistas e população em geral, além de garantir mais celeridade aos serviços, proporcionando bem estar e comodidade a todos que necessitam da prestação dos serviços”, disse a prefeita Lucicleide Xavier Ferreira dos Santos.

 Cabrobó– A Agência da Previdência Social Cabrobó, está situada na avenida Mozenir Araújo, 56, Centro. É vinculada à Gerência-Executiva de Petrolina. Antes da unidade o atendimento vinha sendo prestado pela agência de Salgueiro, a 60 km. Foram investidos na obra de construção, R$ 750 mil. A APS, com seus 330 m² vai oferecer todos os serviços previdenciários (concessão, recurso e revisão de benefícios, perícia médica, avaliação social, informação e orientação). São duas salas de perícia e seis guichês de atendimento. Tem capacidade para realizar 330 perícias/ mês e a previsão de atendimento é de 1.100 pessoas/mês.

Com as inaugurações de Cabrobó e de Ipubi e Trindade, no próximo dia 8, e de Bodocó (com previsão de inauguração ainda em junho) a Gerência Petrolina, praticamente fecha o ciclo de expansão da região do Araripe Pernambucano. O número de Agências do INSS teve um crescimento de 200% (duzentos por cento). Em Petrolina, 74% dos benefícios são pagos a trabalhadores rurais distribuídos pelo sertão do Araripe, do Pajeú, Sertão Central e Vale do São Francisco. A gerência, com seus 200 servidores, atende 38 municípios de Pernambuco. O terreno da APS foi uma doação da prefeitura municipal. ” Teremos ganhos reais com a chegada desta Agência. De um lado beneficia a população com serviços de qualidade e do outro injeta recursos na economia do município. Também será de grande importância receber o ministro Garibaldi Alves Filho em nossa cidade”, disse o prefeito, Eudes Caldas. O município, é ponto de partida do eixo norte da Transposição do Rio São Francisco, e tem a agricultura como fonte de Renda principalmente produtos como Arroz e Cebola, melancia.

Outras informações:

Denise Martins

(81) 3424 2965

ACS/PE

Blog do Banana

 

Deixe seu comentário