Mais de 10 mil crianças são vacinadas no primeiro dia da Campanha contra a Poliomielite em Petrolina

Apenas no primeiro dia da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil, Petrolina já imunizou 50% do público alvo. Nesse sábado (16), 13.286 crianças passaram pelos mais de 60 postos de vacinação espalhados na área urbana e também rural, superando as expectativas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A meta do município é vacinar 95% das crianças menores de cinco anos até o final da Campanha.

“Tínhamos a previsão de vacinar 10 mil crianças e conseguimos ultrapassar essa marca. Cerca de 400 profissionais de saúde foram mobilizados para atender a comunidade e os pais atenderam ao nosso chamado e garantiram a proteção dos seus filhos”, relatou a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Kátia Coutinho, lembrando que as crianças ainda podem ser imunizadas até o dia 06 de julho, em todas as unidades de saúde do município, das 08h às 17 horas.

Para a comerciante Cristina Carlos da Cunha, a vacinação é extremamente importante para manter as crianças livres de doenças. “Eu sempre trago a minha filha para se vacinar e aconselho a todos os pais que façam o mesmo para manter a paralisia infantil bem distante de nós”, afirmou. A poliomielite é uma doença viral e altamente contagiosa, que afeta, principalmente, crianças pequenas, causando paralisia e deformações no corpo. Como não existe tratamento específico para a poliomielite – apenas seus sintomas são tratados –, somente a prevenção, através da vacina, garante que a pessoa fique livre da doença. Há 23 anos, o Brasil não registra novos casos de paralisia infantil.

Texto e Foto: Eneida Trindade

Blog do Banana

Deixe seu comentário