Lançada obra sobre resgate dos monumentos históricos de Petrolina

https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/?ui=2&ik=403b48d72e&view=att&th=138148dddda78937&attid=0.1&disp=inline&realattid=f_h3rcd8jo0&safe=1&zw&saduie=AG9B_P_5J6lnByqFyIMXW21Rmc5e&sadet=1340480034829&sads=j3QmTeA27mrTQWvmVq8gpPmHetQDestacando o patrimônio cultural e histórico material de Petrolina, foi lançada nessa quinta-feira (21), na Biblioteca Municipal de Petrolina, a obra ‘Os Olhares sobre a Cidade: Preservação e estudo do patrimônio cultural de Petrolina/PE’ de autoria da professora Gean Maria de Sá e Drumond, Especialista em Metodologia do Ensino da História, e que atualmente gerencia a Biblioteca Municipal de Petrolina Jornalista Cid Carvalho.

Presentes no evento, estiveram colaboradores, amigos e familiares da autora, e para compor a mesa foram convidados, o vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães, as secretárias de Educação, Célia Regina de Carvalho e de Cultura, Roberta Duarte, o Procurador Federal do Distrito Federal e filho da autora, Dr. Gustavo de Sá Drumond e o arquiteto e também historiador, Cosme Cavalcanti.

Natural de Petrolina, a servidora sentiu a necessidade de uma obra que servisse de fonte de pesquisa e manutenção do patrimônio público e material de Petrolina através dos monumentos históricos como o da Integração, a Catedral, o Chafariz da Leste e outros que contam os momentos marcantes de Petrolina e a população que foi sendo constituída ao longo do tempo.

“A ideia para escrever este livro surgiu da minha preocupação em estimular o exercício da cidadania através do profundo sendo de lugar e continuidade histórica. É responsabilidade de cada cidadão a preservação de sua história e o objetivo desse livro é também resgatar nos adultos o orgulho e as mais ternas lembranças e nas crianças o amor e o respeito pela história da nossa linda e próspera Petrolina”, revelou a autora.

O livro é um resgate e manutenção da história do município que servirá de fonte de inspiração principalmente para alunos e professores de Petrolina, enfatizou a secretária de Educação, Célia Regina de Carvalho. “Há alguns dias uma mãe me ligou porque seu filho tinha uma atividade escolar sobre a história de alguns monumentos em Petrolina. Na realidade, dispomos de poucas obras que refaçam esse caminho na história de nossa cidade e com essa iniciativa os alunos terão mais uma fonte onde se inspirar”, afirmou.

Para a secretária de Cultura, Roberta Duarte, o livro de desperta em cada cidadão o sentimento de pertencimento que é fundamental para a manutenção da cultura em toda sociedade. “Contar a história do município através dos monumentos é a manutenção também da cultura desse povo. Esse livro narra a história de Petrolina e toda a sua população”, ratificou.

O vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães, também natural de Petrolina, lembrou sua infância junto com a autora em Petrolina e a função da comunidade em preservar sua identidade e sua cultura através da manutenção da história. “Lembrei-me de nossa infância e hoje estamos aqui contribuindo para que a história de Petrolina seja contada da maneira correta. Eu, como representante do município, apoiando a iniciativa, e essa grande pesquisadora catalogando essa história. Essa é a verdadeira função de toda a população”, analisou.

Durante o evento, um vídeo do prefeito Julio Lossio com uma mensagem de agradecimento a Gean Drumond foi exibido para os presentes. A obra foi publicada pela Prefeitura Municipal de Petrolina que imprimiu dois mil exemplares para distribuição gratuita nas escolas municipais, estaduais e nas universidades instaladas em Petrolina.

Texto: Iana Lima

Foto: Juciana Cavalcante

Blog do Banana

Deixe seu comentário