Itacuruba recebe povos do Nordeste para Dizer Não às Usinas Nucleares

No próximo domingo, dia 03, a cidade de Itacuruba (PE) vai receber caravanas vindas de municípios da Bahia, Sergipe, Alagoas, além de cidades próximas e da capital para participar da Marcha das Águas, evento que irá reunir povos ribeirinhos para dizer não à construção de Usinas Nucleares no Rio São Francisco e no Brasil.

A Marcha terá início às 7h a manhã com café comunitário no trevo que dá acesso à cidade de Itacuruba e seguirá em direção à sede do município que fica no sertão pernambucano, a cerca de 90 km da cidade de Floresta.

No percurso estão previstas algumas paradas onde serão feitas falas e apresentações artísticas ressaltando a importância da defesa do meio ambiente. Além disso, a caminhada será animada pela banda Fé e Axé que seguirá em trio elétrico.

No coreto da praça principal da cidade de Itacuruba haverá celebração ecumênica, pronunciamentos dos povos ribeirinhos e almoço comunitário de encerramento.

Além da Marcha

O Projeto Cultura de Paz, a Diocese de Floresta e outros parceiros como a Articulação Popular São Francisco Vivo e o Movimento Ecossocialista de Pernambuco (MESPE), junto com os povos indígenas, quilombolas e demais povos da região vem contribuindo com mobilizações que visam impedir qualquer possibilidade do governo brasileiro instalar Usinas Nucleares na região ou em outras partes do país.

Em outubro de 2011, a Caravana AntiNuclear formada por diversas organizações percorreu quatro cidades de Pernambuco, dentre elas Itacuruba, levando informações à população acerca dos impactos da energia nuclear. Desde então assinaturas estão sendo coletadas para embasar uma Proposta de Emenda Constitucional que, dentre outras coisas, visa “vedar a construção, instalação e o funcionamento de usinas que operem com reatores nucleares para a produção de energia elétrica em qualquer ponto do território brasileiro”.

Na marcha haverá coleta das assinaturas e será produzida também a “Carta das crianças”, a partir de oficina coordenada por representantes da Pastoral da Criança, organização da Igreja Católica.

A Rio+20 começa em Itacuruba (texto de divulgação da Marcha)

Entre os dois eixos da Transposição de águas do Rio São Francisco, em direção ao território Pankará, onde o governo pretende instalar a primeira usina nuclear do Nordeste, no coração do Semiárido em período de seca, uma marcha de indígenas, quilombolas, movimentos sociais, populações urbanas, igrejas, homens, mulheres e crianças, inaugura a Rio+20 em pleno sertão de Pernambuco no dia 03 de junho.

As grandes obras não resolveram o problema do povo, uma usina nuclear só tende a piorar o que já é ruim. Não queremos mais uma grande obra, dessas que destroem a biodiversidade, contaminam as águas, poluem o ar, ameaçam as pessoas e ainda podem deixar lixo atômico para as gerações que viverão nos próximos 100 mil anos.

Queremos investimentos na Convivência com o Semiárido, queremos água através das adutoras para o meio urbano, garantia dos territórios das comunidades tradicionais, agroecologia, educação, saúde e a revitalização do São Francisco.

Tudo que nos prometeram falhou. Nenhuma grande obra nos ajudou. Só temos alguns resultados nas políticas sociais simples, que chegaram dentro de nossas casas, que ajudaram a melhorar nossas vidas, lembrando que boa parte delas vieram por meio da ação da sociedade civil organizada, das ONG’s, das igrejas e não diretamente dos governos.

Venham marchar conosco. Dia 3 de junho, 6h da manhã, sairemos do trevo de Itacuruba, entre Belém do São Francisco e Floresta. Vamos inaugurar a agenda dos movimentos sociais, com mobilizações que se estenderão ao mundo inteiro.

A Rio+20 – particularmente a Cúpula dos Povos – começa no dia 03 de junho, em Itacuruba, sertão de Pernambuco.

O quê? Marcha das Águas

Onde? Itacuruba – PE

Quando? 03 de junho de 2012

Realização:

Articulação Popular São Francisco Vivo

Projeto Cultura de Paz

Diocese de Floresta

Apoio:

MESPE

KINDERMISSIONSWERK

CESE

PREFEITURAS

GRE FLORESTA

Contato: 74 9105-1288/ 9967-0236

E-mail: marchadasaguas@gmail.com

Facebook: Marcha das Águas

Comunicação IRPAA

(74) 9105-1288/ 8811-2998

Deixe seu comentário