Estudantes de Caititu recebem programa Guarda Mirim Itinerante

Formando um verdadeiro exército de Guardas Mirins, as ruas da comunidade de Caititu, localizada há cerca de 100 km do centro da cidade de Petrolina, foram tomadas pelos estudantes das escolas Municipais Jésio Manoel Gomes e Nossa Senhora Aparecida. Nos últimos dois dias, 26 e 27, a equipe de pesquisa e instrução da Secretária de Segurança Cidadã esteve na comunidade em tempo integral onde realizou além da formação de 210 crianças, um encontro com os pais apresentando o Programa que já atendeu mais de 1.200 estudantes em todo município.

Na comunidade, os estudantes além das aulas teóricas com núcleos temáticos sobre Cidadania, Meio Ambiente, Defesa Civil, Drogas, Funções e Deveres de uma Guarda Mirim também participaram das instruções práticas com lições de Ordem Unida. A medida tomada pelo Prefeito Julio Lossio em 2010 vem formando e contribuindo com a educação de base dos estudantes da rede municipal de ensino como forma de, principalmente, melhorar a disciplina dentro e fora do ambiente escolar.

Aguardada pela gestora da unidade, Francilene Rocha popularmente conhecida como Núbia, e pelas professoras, o Programa já era esperado visando os aspectos da disciplina. “Temos relatos de colegas que o programa tem funcionado muito bem por onde passa, auxiliando na educação das crianças e, principalmente, em termos de comportamento no ambiente escolar, e esse é um aspecto que precisa muito ser melhorada nas escolas. Estamos confiantes de que obteremos aqui os mesmo resultados que têm sido via de regra por onde o programa tem passado”, afirmou.

No encontro com os pais, o programa foi apresentado ainda como forma de os aproximar ainda mais do ambiente escolar, criando uma relação próxima com a formação vista dentro das salas de aula. Desde sua criação o Guarda Mirim que agora tem sua meta ampliada pelo Prefeito Julio Lossio já formou estudantes das quatro áreas do município – irrigada, ribeirinha, urbana e de sequeiro.

Para o Secretário de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira, responsável pela execução do programa, a ação acertada da gestão está estimulando os estudantes, contribuindo com a formação de uma nova geração, mais consciente e saudável. “Temos nas mãos mais de 36 mil estudantes que são a próxima geração e, por isso, devemos cuidar bem deles com consciência e valores saudáveis. É para isso que a Prefeitura de Petrolina está trabalhando, investindo nos que mais precisam”, explicou.

As instruções na comunidade continuarão no próximo dia 01 de agosto, quando serão finalizadas. A previsão é que no dia 04 de agosto a turma participe da formatura com entrega de camisas e carteirinhas, o que os habilitará a repercução do aprendizado em sua comunidade como aguardam ansiosos os estudantes. “O que aprendemos nesses dias vai servir para a vida toda. Além de passarmos a melhorar no dia a dia, por entender a importância da disciplina e de tratar bem, com educação nossos professores e a todos mais”, concluiu a estudante do oitavo ano Nariane da Costa Souza de 13 anos.

Secom Petrolina

Blog do Banana

 

Deixe seu comentário