Em Pernambuco, caminhões-pipa recebem equipamento GPS

Para combater o desvio de dinheiro e água usado pelo governo para combater a seca, os caminhões-pipa que abastecem as comunidades rurais do interior de Pernambuco estão começando a ser controlados pela tecnologia. Os carros estão ganhando um equipamento do tipo GPS, que informa se a água foi mesmo entregue no destino pré-estabelecido.

O município de Surubim, no Agreste pernambucano, já recebeu a novidade. Técnicos instalaram o equipamento em quatro caminhões contratados para abastecer a zona rural da cidade. Todas as informações armazenadas pelo computador, que usa tecnologia GSM, a mesma dos celulares, são repassadas para o Insituto Agronômico de Pernambuco (IPA), para os conselhos de desenvolvimento municipal, e para o Exército. Cabe a todos eles fiscalizar o cumprimento desse serviço.

Ranilson Ramos, secretário de Agricultura de Pernambuco, comentou a iniciativa: “Nós estamos recebendo muitas reclamações, especialmente das famílias que moram mais distantes da sede do município, porque o ‘pipeiro’ não estaria chegando às famílias mais distantes. O rastreador vai mostrar a cada mês o cumprimento e a entrega da água nas casas das famílias ou mais perto ou mais longe em cada um dos municípios”.

Graças ao equipamento, todo o caminho do veículo fica registrado no computador, desde o abastecimento até a chegada nas comunidades. O engenheiro David Couto comenta que os fiscais vão poder acessar o programa e ver se o motorista cumpriu o que foi firmado em contrato: “A distância percorrida, as paradas que são executadas, a velocidade que o veículo estava, se ele fugiu daquela rota ou não. Todas as informações que são geradas no veículo são processadas e enviadas em forma de relatório”, detalha. A expectativa é de que a ajuda chegue a cerca de 100 famílias por mês.

Fonte: G1

Blog do Banana

Deixe seu comentário