Construção da Arena Pernambuco atinge quase 50% do estádio

Ricardo Leitão - secretário extraordinário da Copa (Foto: Terni Castro / GloboEsporte.com)As obras da Arena Pernambuco atingiram praticamente a metade, nesta primeira quinzena de julho. De acordo com o secretário extraordinário da Secopa-PE, Ricardo Leitão, o avanço na Arena chegou aos 49,5% e a previsão é de que, no final do mês, esse percentual chegue finalmente aos 50%. Em coletiva na sede da Secretaria, nesta sexta (13), Leitão aproveitou a oportunidade da comemoração dos 700 dias para a Copa do Mundo, celebrado nesta quinta, para divulgar o balanço dos trabalhos desenvolvidos na Cidade da Copa e sistema viário.

“Estamos avançando dentro das estimativas, sem dúvida alguma elas são positivas”, ressaltou o secretário. “Fizemos aluguel de equipamentos mais potentes e o uso de tecnologias diferenciadas. É um conjunto de 15 ações importantes, mais seis adiconais, que estão permitindo que trabalhemos na meta de concluir a Arena até fevereiro de 2013”, detalhou.

A confiança do secretário segue firme quando o assunto é a Copa das Confederações de 2013. Segundo Ricardo Leitão, a estimativa de metas da Arena está indo como o planejado para que se cumpra o prazo estabelecido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), que é justamente o começo do próximo ano. Ele ainda confirmou um encontro com uma comitiva da entidade nesta sexta pela manhã, que contou com quatro pessoas ligadas aos setores de trasporte e estádio.

“A comitiva compareceu hoje [sexta] e mostramos um material com os detalhes atualizados das obras. Todas funcionam dentro dos prazos, algumas delas estão perto de serem inauguradas e outras já estão entregues. Tudo está funcionando bem e num prazo compatível para entregarmos no segundo semestre de 2012”, disse, referindo-se às obras viárias de duplicação da BR-408, viaduto dos Bultrins, Estrada da Batalha (com 98% finalizado) e viaduto da Pan Nordestina (já entregue).

Sobre o plano de avanço das obras do estádio da Arena Pernambuco em si, Ricardo Leitão comentou acerca da aceleração da porcentagem de crescimento mensal. “A aceleração permite evoluir com índice de execução superior. Até junho a média era de 3,5% ao mês. Agora, esse valor está em 6% ao mês, o que permitiria 80% no mês de novembro, quando ocorre a última vistoria técnica da Fifa [para a Copa das Confederações]”, contou, demonstrando otimismo para ratificar o Recife como sede do evento que será realizado em junho de 2013.

“Acreditamos que esses 80% serão suficientes [para a Fifa confirmar a escolha], pois chegando a isso teríamos dezembro, janeiro e feveiro para concluir os 20% restantes”, finalizou.

Fonte: G1 PE

Blog do Banana

Deixe seu comentário