Comunidade de Rajada é a primeira beneficiada com Programa Unidade Móvel de Atendimento

Um serviço de saúde que vai encontro do paciente, esta é a realidade oferecida pelo Programa Unidade Móvel de Atendimento Médico, lançado pelo prefeito Julio Lossio, ontem (02), no distrito de Rajada. Participaram da solenidade, a secretária de Saúde, Lucia Giesta, o secretário de Desenvolvimento Rural, Raimundo Nonato, o representante do Poder Municipal no distrito, Rivaldo Rodrigues de Amorim, os profissionais de saúde que atuarão no Programa e lideranças comunitárias.

Iniciando as suas atividades no distrito de Rajada, a Unidade Móvel visitará diversas localidades, sítios e assentamentos, onde não existem Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família. “Petrolina tem uma extensão territorial muito grande, e mesmo tendo muitas unidades de saúde, não conseguíamos chegar a todos os lugares. Com a Unidade Móvel, uma equipe composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, chega às comunidades, realiza a consulta, quando necessário solicita os exames e faz a coleta do material que será encaminhado ao laboratório. Tudo isso perto dos usuários que por vezes não podem se locomover até uma UBS”, relatou a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, anunciando também que em breve será disponibilizada uma Unidade Móvel de Atendimento Odontológico.

“Esse Programa vai ser uma riqueza para a comunidade que necessita muito de um médico. São 15 km de distância, temos dificuldades para nos deslocar e nem todo mundo tem um transporte para vir ao Centro de Rajada, por isso, tem muita gente que não se consulta”, declarou a agricultora Maria do Socorro da Silva, moradora do Sítio Santo Antônio. Depois de Rajada, a Unidade Móvel passará por outras localidades, como Tapera, Caititu e Pedrinhas, até retornar ao distrito onde iniciou o atendimento. “Fomos contemplados com uma ação muito importante, que vai dar mais condições de saúde para os agricultores da nossa região circunvizinha. Era uma necessidade. O prefeito Julio Lossio soube olhar por nós na hora exata e trouxe um Programa para melhorar o atendimento médico em toda a região”, enfatizou o vice-presidente da Associação de Moradores, Joaquim Bento de Amorim.

“Criamos uma Unidade Móvel para que ela possa se deslocar até os lugares mais distantes com um médico experiente, que se dispôs a participar do Programa. Uma alternativa para oferecer à nossa população um serviço qualificado, no qual elas sejam atendidas com dignidade. Por isso, estamos trabalhando de maneira incansável para fortalecer a nossa Rede Municipal de Saúde”, afirmou o prefeito Julio Lossio, informando que a Ordem de Serviço para a construção da AME de Rajada deve ser assinada logo após o Carnaval.

O cronograma da Unidade Móvel de Atendimento Médico está disponível no site da Prefeitura de Petrolina, conforme link abaixo:

Cronograma da Unidade Móvel de Atendimento Médico

 

Texto: Eneida Trindade

Publicado por Ricardo Banana

Deixe seu comentário