Comitê Municipal de Prevenção de acidentes de motos definem data para ação educativa no trânsito

Na manhã dessa quinta-feira (12), estiveram reunidos membros do Comitê de Prevenção a Acidentes de Motos (CPAM) para definir a data para a campanha de conscientização de motociclistas devido aos altos índices de acidentes envolvendo esta categoria de condutores. Foi definido o dia 26 de julho para a grande ação que será realizada em vários pontos da cidade. O programa será apresentado à imprensa na próxima quinta-feira (19), às 09h, no Sest/Senat.

O comitê é composto por representantes da Prefeitura Municipal através das Secretarias de Saúde, Educação, Segurança Cidadã com a Guarda Municipal, Empresa Petrolinense de Transito e Transportes Coletivos (EPTTC), Hospital de Traumas e Urgências (HUT), Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Exército e Ministério Público de Pernambuco.

De acordo com informações dos órgãos envolvidos no atendimento e registro a acidentes de motos, como SAMU, HUT e Polícia Militar, são registrados em Petrolina cerca de 200 casos de acidentes a cada mês, na maioria dos casos por imprudência do motociclista. Petrolina registra hoje uma frota com cerca de 44.625 mil motos, e estudos realizados desde 2009, pelo neurocirurgião José Carlos Moura do HUT, apontam que 45% dos casos de acidentes que chegam ao HUT envolvem motos e que 89% dos condutores são homens.

O Comitê foi criado com o objetivo de sensibilizar os formuladores de políticas, as instituições envolvidas e a comunidade sobre a situação dos acidentes de moto, seus efeitos sociais e de saúde e as formas de evitá-los.

Durante a ação no final do mês, os motociclistas serão orientados e advertidos quanto aos perigos de não respeitarem as regras de trânsito. “Estaremos convidando os condutores de motocicletas a assistirem vídeos com estatísticas e alguns flagrantes de acidentes para que os mesmo sejam sensibilizados a terem mais cautela no trânsito”, expôs o diretor-presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro. Os distritos também serão contemplados com ações programadas do comitê para palestras junto às comunidades e as associações de moradores.

Segundo informações do Comitê, está sendo acrescentado na grade curricular das escolas do município o conteúdo sobre o trânsito distribuídas nas diversas disciplinas e que no próximo ano serão trabalhados nos quatro bimestres letivos nas turmas de Ensino Fundamental I e II.

 

Blog do Banana

Deixe seu comentário