Cantadores do Nordeste reúnem-se no 28º Festival de Cantadores de Petrolina neste sábado

O 28º Festival de Cantadores de Petrolina ocorrerá neste sábado (30), a partir das 20h, na Concha Acústica, ao lado da Catedral. O Festival recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina através da Secretaria Municipal de Cultura.

Serão 10 cantadores que participarão do festival, vindos de Campina Grande-PE, Caicó- RN, Patu- RN, Tuparetama-PE, Limoeiro do Norte-CE, Serra Talhada- PE, São José do Egito-PE e Ouricuri-PE. A comissão julgadora será composta por três jurados: o poeta João Brito, o professor Rangeu Cordeiro e o poeta Zé Peixoto.

Os quesitos a serem avaliados serão: criatividade, rapidez na criação da poesia, ritmo, erros de português, concordância e redundância, além de que qualquer erro gramatical pode acarretar numa má pontuação.

O Festival acontece da seguinte maneira: os locutores sorteiam um dos temas já pré-definidos pela comissão organizadora, e a partir desse tema, o cantador tem que improvisar uma cantoria abordando o assunto de forma criativa e com bom ritmo. Nenhum dos cantores sabe sobre o que vai cantar, o que torna as apresentações mais interessantes e divertidas para o público e mais complicadas e difíceis para os cantadores, que mesmo assim dão um show de improviso.

“O Nordeste possui mais de seis mil cantadores, entre profissionais e amadores. A cantoria é uma das expressões populares mais antigas. A cidade de Petrolina, que pode ser considerada um polo cultural, não podia deixar de difundir essa cultura aqui na região”, expôs o cantador e organizador do festival, Natanael Cordeiro.

O Festival é organizado pela Associação de Cantadores e Poetas do Vale do São Francisco e tem o objetivo de apresentar alguns dos melhores cantadores do Nordeste, como meio de difundir a cultura de cantadores e incentivar o aumento e a profissionalização dos cantadores da região do Vale.

Secom Petrolina

Blog do Banana

Deixe seu comentário