Alunos da Rede Municipal participam de Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco

Os alunos da Rede Municipal de Petrolina participaram, nesta quarta-feira (29), do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE). As avaliações foram aplicadas em 463 turmas, em 79 escolas.

 Os estudantes do Ensino Fundamental I e II tiveram que responder o teste com conteúdo das disciplinas de Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática. De acordo com Maéve Melo, esse é mais um instrumento importante para acompanhar o desempenho dos alunos. “O SAEPE nos possibilita obter informações que auxiliem o acompanhamento e a avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização, do letramento e das habilidades iniciais em Matemática, além de nortear nossas estratégias de ação”, explica.

Com o resultado, o Sistema busca reunir os indicadores de taxas de aprovação, repetência e abandono, que são verificados pelo censo escolar, para medir o desempenho do estudante e a eficiência da unidade de ensino. Todos esses dados servem para constituir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE).

 SAEPE

 O SAEPE é um Sistema que foi criado em 2000 que visa diagnosticar o desempenho dos estudantes em diferentes áreas do conhecimento e níveis de escolaridade, bem como subsidiar a implementação, a (re) formulação e o monitoramento de políticas educacionais, contribuindo ativamente para a melhoria da educação no Estado. Foi estruturado pela Secretaria de Educação do estado no ano de 2007, mas se estende aos alunos dos municípios.

Ascom

Blog do Banana

Deixe seu comentário