Abertura do Clisertão em Petrolina lotou auditório da UPE

Mais de 850 pessoas lotaram o auditório da Universidade de Pernambuco (UPE) na noite de ontem (14), para prestigiar a abertura do 1° Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão (Clisertão) realizado pelo Governo do Estado de Pernambuco, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) em parceria com a Secretária de Cultura de Petrolina e a Universidade de Pernambuco.

O evento contou com a presença de autoridades políticas, convidados, escritores, do vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães, da secretária de Cultura, Roberta Duarte, demais secretários municipais e do escritor paraibano e membro da Academia Brasileira de Letras, Ariano Suassuna, que proferiu uma Aula-Espetáculo. 

O 1° Clisertão foi iniciado ao som do Hino Nacional Brasileiro, tocado na sanfona em ritmo de forró, representando a cultura regional. Logo após houve o dicurso das autoridades que compuseram a mesa de honra e em seguida iniciou a Aula-Espetáculo tão esperada da noite, que foi apresentada pelo escritor Ariano Suassuna, aclamado de pé pelos participantes do evento. Com simpatia e bom humor, o Membro da Academia Brasileira de Letras ressaltou a importância da cultura brasileira e alfinetou a inserção de alguns conceitos internacionais influenciadores juvenis, como a cantora Lady Gaga, por exemplo.

De acordo com a secretária de Cultura, Roberta Duarte, o evento pretende oferecer mais visibilidade ao segmento da literatura na região. “Infelizmente, a leitura e a literatura não são tão valorizadas como deveriam e esse evento pretende justamente reverter essa situação, por isso, nós enquanto prefeitura apoiamos com muito entusiasmo esse grandioso evento”, relatou a secretária que também divulgou que durante a manhã de hoje (15) será discutido com representantes do Ministério da Cultura até às 12h, na Biblioteca Cid Carvalho, a elaboração do Plano Municipal do Livro e da Leitura (PMLL).

“Petrolina sente-se honrada em realizar esse evento internacional que trata a cultura de forma digna como o prefeito Julio Lossio sempre desejou. Isso representa a ampliação de outros segmentos culturais e educacionais com o crescimento das faculdades e universidades da região e com a valorização da literatura incorporada ao nosso sertão do Vale do São Francisco”, pontuou o vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães.

O 1° Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão tem o objetivo de entender o sertão contemporâneo e discutir a cadeia produtiva do livro na região. O evento segue até o dia 19 de maio com uma programação diversificada oferecendo literatura infantil, minicursos, palestras, entre outros. As atividades serão realizadas no Campus III da Universidade de Pernambuco e na Biblioteca Municipal Cid Carvalho. Mais detalhes sobre a programação podem ser obtidas no seguinte endereço eletrônico: www.clisertao.com.

Fonte: Ascom PMP

Blog do Banana

Deixe seu comentário