A importância da família, por Gonzaga Patriota

https://i2.wp.com/1.bp.blogspot.com/-dO7XlxASOYQ/TvTRMGx5lAI/AAAAAAAACZU/kBcg1s5-pho/s1600/Gonzaga-patriota1.jpg?w=696O mundo se transforma a cada instante. Os conceitos mudam, as estruturas se refazem, os valores são modificados, mas uma coisa continua: a importância da família.

A família é o primeiro espaço onde cada indivíduo se insere e o qual ajuda na formação de valores, princípios éticos e morais do mesmo. É neste contexto que ele se conscientiza dos seus papéis primários e onde se inicia o processo de socialização, que o leva à convivência com a comunidade.

É no seio familiar que se faz a transmissão de valores, costumes e tradições entre gerações. Uma boa educação dentro de casa garante uma base mais sólida e segura no contato com as adversidades culturais e sociais.

A ausência familiar gera graves consequências na formação do indivíduo, alimentando valores egocêntricos, que levam os mais jovens ao mundo do vício e das futilidades.

Uma família necessita de diálogos, para que a intimidade e o convívio familiar aconteçam.

A família é a esperança derradeira do homem moderno. Ela é condutora de atitudes afetivas e dos sentimentos mais profundos.A família é o fundamento da sociedade. Ela transcende a qualquer partido político, associação ou qualquer outro gênero de agrupamento humano: é constituída por relações de amor, cumplicidade, generosidade, amizade e sinceridade.

Portanto, a importância que a família tem na vida de todas as pessoas, com toda certeza é um valor incalculável; trata-se de uma instituição de amor e valores morais.Mesmo com os problemas cotidianos, é na família que o homem encontra o conforto e a força contra as intempéries diárias.

O aconchego dos familiares, solidariedade entre os irmãos, convívio com noras, genros, primos e tios é acima de tudo um grande presente, uma benção diária.

*Gonzaga Patriota é deputado federal pelo PSB.

Blog do Banana

Deixe seu comentário