46º ANIVERSÁRIO DO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO

Na manhã de hoje, dia 21 de maio de 2012, aconteceu em Petrolina, no Vale do São Francisco, no Sertão de Pernambuco, a solenidade de comemoração dos 46 anos de existência do Colégio da Polícia Militar de Pernambuco. Estiveram presentes na ocasião, o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. PM Antônio Carlos Tavares Lira; o Comandante do Colégio da Polícia Militar, Tem. Cel. PM Eduardo Henrique de Senna Costa e o Coordenador Geral do CPM/ANEXO I Petrolina, Maj. PM Antonio André Rodrigues de Souza.

O Colégio da Polícia Militar de Pernambuco (CPM) é uma escola pública brasileira, localizado no município de Recife. Fundada em 1966, a unidade de ensino da Polícia Militar de Pernambuco tem como finalidade proporcionar educação básica aos dependentes legais dos militares estaduais e dos funcionários públicos civis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar e atende a cerca de 1 000 alunos.

O Colégio da Polícia Militar de Pernambuco foi fundado em 16 de fevereiro de 1966, através do Decreto Estadual nº 1.210, na época do governador Paulo Pessoa Guerra. A escola pública era denominada de Ginásio da Polícia Militar, e tinha como objetivo primordial cuidar da educação dos filhos e dependentes de policiais militares e funcionários civis da Polícia Militar de Pernambuco. Começou a funcionar de forma provisória no antigo prédio da Escola Ulisses Pernambuco, na Avenida João de Barros nº 594. Nesta época cerca de 77 alunos frequentavam a escola e eles eram oriundos do Colégio Estadual de Pernambuco.

No início aceitavam-se apenas alunos do sexo masculino. Em 1967 a escola passou a funcionar em um edifício com capacidade para atender 400 alunos por turno, situado na rua Tabira, no bairro da Boa Vista.

Passou a ser denominado Colégio da Polícia Militar, através do Decreto Estadual nº 1.854. Hoje atende a mais de 1000 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. A mais de 20 anos está instalado no prédio da antiga Escola Técnica Federal de Pernambuco, situado à Rua Henrique Dias, nº 609, no bairro do Derby em Recife. O lema da escola é “Estudar, Estudar”.

Em 2009, o colégio ficou entre as 10 melhores escolas públicas de Pernambuco. Em 2008, o colégio foi um dos 50 estabelecimentos da rede estadual em Pernambuco que somaram 50 pontos ou mais em cima da média nacional (51,27) no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Na ocasião, o colégio ficou com nota 62,61 no exame. Em 2006 o CPM PE foi o primeiro lugar no estado de Pernambuco na Prova Brasil, uma avaliação dividida em provas na língua portuguesa e matemática.

No ano de 2011 foi inaugurada uma sede do CPM na cidade de Petrolina, no sertão de Pernambuco. A escola conta com 500 vagas para novos alunos no Ensino Fundamental e Médio.

Vida longa ao Colégio da Polícia Militar de Pernambuco e Petrolina.

Deputado GONZAGA PATRIOTA PSB/PE

 

Blog do Banana

 

Deixe seu comentário