41ª Jecana reúne programação diversificada e registra sucesso de edição em Petrolina

Milhares de pessoas participaram nesse domingo da tradicional corrida de jegues, a 41ª Jecana da comunidade de Capim, distrito de Petrolina/PE. A festa, iniciada na última sexta-feira (08) e encerrada ontem (10), contou com apoio da Prefeitura Municipal que reforça, através da criação das Secretarias de Cultura e Turismo, a tradição local como atrativo turístico e patrimônio memorial da terra.

Após quatro décadas de festa, a cada ano a Jecana consolida-se em Petrolina atraindo olhares das mais diversas regiões pela valorização do animal. O evento realizou o famoso desfile com animais ornamentados e o escolhido como dono da melhor fantasia foi o jumento Triste Partida de Genivaldo e recebeu o Troféu Celestino Gomes, concedido pela valorização e incentivo da cultura local. Além da tradicional corrida, onde o vencedor, Pula-Pula de Jucélio de Santa Filomena levou troféu, premiação em dinheiro.

Para o idealizador da festa, o radialista Carlos Augusto, a Jecana já ultrapassa fronteiras pela tradição e valorização que tem ganhado a cada dia. “A Jecana é a continuidade do trabalho iniciado há 41 anos e graças ao apoio recebido da Prefeitura de Petrolina, pudemos reunir milhares de pessoas para o evento consagrado no calendário da cidade. Além disso, o evento é também um movimento que tem respaldo na luta ecológica e, principalmente, na preservação do jumento”, explicou Carlos Augusto.

A Jecana foi composta ainda por apresentações culturais, shows de forró pé-de-serra, comercialização de comidas e bebidas típicas nas barracas, torneio Zé Coelho de futebol de campo e a pedalada do forró. Todas as atrações, organizadas como atrativo a mais para a festa com duração de três dias também compreenderam o incentivo proposto pelo governo municipal que reforça a cultura como atrativo para o turismo local.

“O governo Julio Lossio está totalmente voltado para os atrativos turísticos e culturais do município, é uma ação sem tamanho que estamos tendo projeção, tanto que o prefeito criou duas secretarias de porte para conduzir esse processo. Baseado nessa visão demos uma conotação diferente neste ano, podendo apoiar os eventos como atrativo turístico e a procura é muito grande, beneficiando ainda o comércio local do pequeno ao grande com receitas extras”, ressaltou a secretária de Turismo, Nadja Batista.

Com apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Secretaria de Ordem Pública, Empresa Petrolinense de Transito e Transporte Coletivo (EPTTC), além do Corpo de Bombeiros e demais órgãos que cuidaram para a tranquilidade e sucesso da 41ª edição, a estimativa é que a Jecana tenha reunido durante os três dias de festa cerca de 30 mil pessoas, com o ponto alto do evento realizado ontem. “A festa tradicional do Capim teve apoio da prefeitura por acreditarmos em nossa cultura e a valorizarmos. A Jecana já é uma festa grandiosa e cada vez mais bonita. É bom ver a cidade alegre, feliz, movimentada, os hotéis cheios, o comércio em alta, a empregabilidade aumentando. Esta festa pensada por Carlos Augusto já está no calendário junino, agregando valor e criando clima positivo para a população e o município”, concluiu o prefeito Julio Lossio.

Veja os demais classificados:

Desfile de animais ornamentados: 2º lugar – Luiz Gonzaga da Seca do Nordeste, de Totoinho do Henrique.

Corrida de jegues: 2º lugar – Buri, de Dirta de Santa Filomena; 3º lugar – Zebia, de Marcos de Zabelê, na Paraíba e 4º lugar – Cadáver, de Zabelê, na Paraíba.

Corrida de burros: 1º lugar – Vitor Morena, de Vitor de Afrânio; 2º lugar – Deixa vir, de Castelo, Petrolina e 3º lugar – Moreninha, de Petrolina.

 

Texto: Juciana Cavalcante

Foto: Gilson Pereira

Deixe seu comentário